"Se não é pela arte, pra que a alma pesando o corpo?" - Caio Soh

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Meu Top 10 de Aberturas de Séries - #10 a #08

Eu nunca fiz isso aqui, mas outro dia me deu uma vontade de comentar quais, na minha opinião, são as dez melhores aberturas de séries atuais.

Claro, a lista pode ser qualquer coisa de defasada, uma vez que a maioria dessas entradas são de séries que eu assisto (a única que eu não vi foi True Blood), assim, se alguém tiver alguma sugestão que deveria estar nessa lista ou algum comentário sobre alguma que está nessa lista mas não deveria estar, por favor comente.

Então em décimo lugar:

#10 - True Blood

Sobre essa entrada, na verdade, fiquei muito em dúvida se deveria ou não colocá-la na lista, no fim acabei decidindo colocá-la em décimo.

A entrada é muito bonita, o trabalho de arte, de fotografia e de colorização das imagens são primorosos no que se propõe a fazer que é passar uma sensação de proibido e amaldiçoado, que se completam ainda mais com a utilização da música de Jace Everet - Bad Things. Contudo, mesmo com todo o primor colocado na série ainda tenho minhas dúvidas sobre se a entrada corrobora a série ou não. Já a vi várias vezes e sempre me coloco em dúvida.

Há nas imagens a criação de uma atmosfera muito provinciana que eu não acredito que se traduza na série. Talvez, se a entrada fosse cortada pela metade e se utilizasse apenas a parte final (depois dos 30seg), onde possuem mais cenas sensuais e relacionadas a sangue, a entrada teria mais êxito.

Confiram:



#09 - Community

Community é sem dúvidas a minha série de comédia favorita: é metalinguística, é transmidiática, é atual e é pra todo mundo. Nunca viu community? Sem dúvidas vai existir pelo menos um episódio que você vai gostar, seja ele sobre "Law and Order", seja ele sobre paintball com o nome de "Modern Warfare", ou seja ele ainda um mockumentary sobre uma guerra de travesseiros.

Assim como muitas outras entradas dessa lista, Community está aqui, não necessariamente por ser uma abertura fantástica, mas muito mais por agradar os fãs com suas entradas personalizadas para cada episódio. Há a entrada de Halloween em que os desenhozinhos do início são com o tema de halloween, tem o episódio do "Law and Order" que a entrada é uma montagem da entrada do "Law and Order" com os atores de Community, tem a entrada do dia em que eles jogam videogame que é toda feita em 8 bits, inclusive a música. A música sendo um dos pontos importantes, porque também tem uma pegada diferente a cada episódio, sem nunca deixar de ser a música tema da série.

É simplesmente uma entrada feita para agradar os fãs, e isso, mais do que ser bonita, ou ser profunda, é de fato uma das coisas que me faz gostar ainda mais de Community, porém, é claro,não ser bela ou profunda, a deixou em nono lugar (na verdade, Community, a única série de comédia que figurou entre os 10 melhores simplesmente por respeitar tanto os fãs a ponto de se darem ao trabalho de mudar as entradas a cada episódio, deixando para trás outras que estavam na lista preliminar, como "How I Met Your Mother" e "Suburgatory").

#SixSeasonsAndAMovie



#08 - Elementary

Elementary não é a minha série favorita que adapta os contos de Sir Arthur Conan Doyle, porém, a entrada construida como um dominó do crime sempre me chama a atenção.

O que tem de errado então para que ela esteja em oitavo? Bem, quando comecei a ver a série eu adorei a entrada, tem pegada, a música é legal (aliás, a trilha sonora de todas as adaptações do Sherlock Holmes para tela tem sido geniais), a ideia de fazer uma coisa levando a outra, terminando com a descoberta de uma cena de crime é muito boa.

Porém, como tudo o que é bom dura pouco, eu, iludida a princípio, vi ligações dos momentos da entrada com os episódios do primeira temporada, a bola de gude que encontra o sangue no quarto do pânico, a estátua do Sherlock que a Watson usa para bater no malfeitor espatifada no chão, e por aí vai, até que... Cheguei na segunda temporada e percebi que havia passado a primeira temporada toda me iludindo, tentando encontrar ligações entre os episódios e a abertura, quando na verdade era apenas uma abertura genérica.

Não seria muito trabalho (para quem já tem que fazer 23-24 episódios por ano) fazer uma abertura para cada temporada com elementos dos episódios. E que diversão não seria para os fãs, tentarem descobrir de que episódio vem cada coisa? Pra mim foi o que faltou, por isso, oitava posição para o Sherlock na reabilitação, apaixonado pela Rainha Margaery.



As próximas ficam para o próximo post.




Nenhum comentário:

Postar um comentário