"Se não é pela arte, pra que a alma pesando o corpo?" - Caio Soh

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Meu Top 10 de Aberturas de Séries - #07 e #06

Aqui continuamos então a lista, agora com o sétimo lugar.

#07 - Once Upon a Time

Não sei se se pode chamar mesmo isso de abertura de série, talvez poderíamos chamar de Cartela de Título, ou algo assim, mas o importante não é a duração da coisa, mas sim o fato de que "Once Upon a Time" ficou na sétima posição.

Por que? Você poderia me perguntar. E eu te digo que é novamente pelo cuidado que o pessoal da série tem com os espectadores. Eu, as vezes bastante lenta, demorei mais de uma temporada para perceber que no início de cada episódio eles colocam na abertura o elemento mais importante do episódio. Aquilo sobre o qual toda a história do episódio vai girar.

E quando eu finalmente percebi esse cuidado (e tenho que admitir, apenas no episódio onde vemos a fumaça mágica tomar conta de toda a floresta), foi de explodir a cabeça. Tive que procurar pelas aberturas no Youtube e tentar adivinhar de que episódio elas eram. E que diversão!

Esse é o tipo de carinho que eu comento aqui. É divertido para o espectador quando ele tem que colocar a cabeça para pensar, nem que seja por um segundo, para encaixar aquela imagem que ele viu na abertura com o resto do episódio, é quase mágico no meu caso, e quando eu finalmente chego a conclusão, é extasiante.

Além desse fator, claro, a imagem da abertura da série é uma imagem muito forte, muito bem selecionada, é a noite que esconde os segredos que jazem sobre as árvores de Storybrook. São as árvores que representam um elemento muito forte na narrativa toda da história (a árvore da qual é feito o armário que levará pinóquio e o bebê para o mundo sem magia, a árvore das maçãs invenenadas de Regina, a árvore em que se transforma o pé de feijão, sem dúvidas a árvore é um dos elementos mais fortes na série) e é muito bem representada na abertura, encoberta em noite, em mistério, como as boas histórias devem ser.



#06 - The Walking Dead

Embora eu discorde da maioria das pessoas e ache a série bem ruim, eu acredito que a abertura da série merece ficar na minha sexta posição. É uma abertura impactante que mostra o mundo depois do apocalipse zumbi.

Mais do que mostrar o apocalipse, a abertura se foca principalmente nos detalhes e no cotidiano do que era antes da praga: um porta retrato quebrado, recortes de jornal, um ursinho de pelúcia no chão, poeira para todos os lados, é realmente uma abertura bonita, e a imagem do final mostrando a tentativa de fuga desesperada das pessoas é realmente fantástica.

Outro ponto legal dessa abertura é novamente o carinho com os fãs e com a série, já não fosse uma abertura sensacional, na terceira temporada eles ainda mudam a abertura adicionando agora cenas da vila e detalhes que caracterizam cada personagem, como por exemplo as flechas de Daryl e o distintivo de Rick, etc. Essa abertura, por isso, merece meu sexto lugar.


Aqui a abertura da Terceira temporada com as mudanças:


E aqui um presentinho para quem conseguiu ler até aqui. Uma comparação muito bem feita das histórias de "The Walking Dead" e "Toy Story" ou "Zombie Story". (e pra mostrar que Toy Story mesmo tendo a mesma história consegue ser muito melhor)



No próximo post, quinta e quarta posições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário