"Se não é pela arte, pra que a alma pesando o corpo?" - Caio Soh

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Meu Top 10 de Aberturas de Séries - #05 e #04

Continuando os trabalhos:

#05 - Person of Interest

Essa série, que quase ficou em sexto lugar, conseguiu no último minuto chegar à quinto! Top 5 pra "Person of Interest".

Mais uma série idealizada/produzida pelo grande J.J. Abrams. Eu acredito que essa série só conseguiu alcançar lugares tão ermos quanto o quinto lugar porque tinha as mãozinhas de J.J. Abrams em sua concepção, caso contrário é provável que não estivesse aqui.

Deixa eu explicar direito, a série não está aqui porque eu sou uma fã incondicional de Abrams (decerto gosto do trabalho dele), mas sim porque de todos os idealizadores de séries acredito que atualmente J.J. Abrams é o que mais se preocupa com os fãs. O trabalho que Abrams e seus companheiros de trabalho põe nas séries que produzem é muito grande e isso sem dúvida pode ser percebido até pelo fã mais desleixado.

Person of Interest é uma daquelas séries que é boa. Não é a melhor série que eu vi, e duvido muito que consiga chegar a esse patamar um dia, porém, sua abertura é tão brilhante que mesmo sem ser uma série brilhante, ela consegue se destacar.

Para quem não sabe a série é sobre uma máquina que pode enxergar ações terroristas de acordo com conexões entre pessoas (a máquina tem acesso a emails, chamadas telefônicas, câmeras de segurança, câmeras de celular, laptops e afins, câmeras de tráfico, contas de banco e tudo o mais de eletrônico que você possa imaginar). A máquina interpreta os sinais que recebe dessas inúmeras fontes e cria conexões entre pessoas que nenhum ser humano poderia ser capaz de fazer.

A entrada então tem a visão da máquina como guia, mas isso não é o mais legal, além de mudarem a entrada a cada temporada, há um episódio específico que fez com que a série ficasse em quinto lugar, e este episódio é aquele em que a máquina quebra no meio da abertura. Simplesmente uma sacada genial. Além disso, a premissa da série é narrada nessa abertura, uma inovação que eu não me lembro de ter visto em nenhuma outra série.

Primeira Temporada:


Segunda Temporada:


A máquina quebra na segunda temporada:


Terceira Temporada já com a máquina com defeito:



#04 - Sherlock

Sim, é a minha série favorita do momento. Sim, é uma das minhas três séries mais favoritas de todos os tempos. Sim, eu tenho os Blu-rays.

Colocando todo o fandome de lado. Sherlock é uma série muito bem feita e a abertura não é menos. Contando com o brilhante tema de abertura de David Arnold e Michael Price - Sherlock's Theme a abertura é misteriosa na medida necessária para o tema "Sherlock Holmes".

Outro ponto forte da abertura é que não só vemos locações dos episódios de cada temporada na abertura, como vemos momentos decisivos dos episódios nela. O que tem de tão especial nisso? Você me perguntaria, e eu diria: Tudo! Embora várias dicas dos episódios estejam espalhadas nas aberturas da série (sim, existe uma para cada temporada), só é possível entender sobre o que elas falam quando vemos o episódio, o que é genial, pois, assim que vemos o primeiro episódio já podemos excluir as cenas dele, e o que nos resta na abertura então são cenas dos próximos dois episódios! É uma série sobre investigação, que se você quiser, te faz investigar junto com ela! É uma série interativa!

Além de tudo isso ainda podemos dizer que a utilização do blur nas imagens da cidade à transformam quase em uma miniatura, que também pode significar que a cidade é o objeto de estudo de Sherlock, além é claro das pessoas que nela vivem e de seu movimento cotidiano.

Primeira temporada:


Segunda Temporada:



Terceira Temporada:


E no próximo, o terceiro e segundo lugares e algumas surpresinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário