"Se não é pela arte, pra que a alma pesando o corpo?" - Caio Soh

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sensações de Viagem

Você já viajou? Não quero dizer viagem de avião, nem de ônibus, nem viagem internacional.

Tô falando daquela viagem de verdade, de pegar o carro, se jogar na estrada, dirigir durante o dia, dormir à noite, e andar, meio sem rumo.

Quando eu era menor, eu, meus pais e meus irmão fizemos duas grandes viagens de carro, que duraram cerca de 20 dias cada, uma para o sul do país e outra para o nordeste.

Saíamos de casa ainda dormindo às 5 da manhã e rumávamos para a estrada, meio sem saber aonde íamos parar. Tínhamos o destino final sempre, na viagem do sul, Arroio do Meio (RS) onde mora uma tia minha, na viagem do nordeste, Porto Seguro (BA), mas obviamente, meu pai e minha mãe não ficaríam dois dias dirigindo direto, então, viajávamos pela manhã, na hora do almoço, ou mais tarde (umas 3 horas) parávamos em alguma cidade, rodávamos para conhecer um pouco, dormíamos e voltavamos às estradas no dia seguinte bem cedo.

Digo: "Não há nada como a sensação de viajar de carro". Aquela despreocupação, o prazer em rodar por estradas maravilhosas, paisagens bucólicas, conhecer o Brasil maravilhoso.

Nada se compara a sensação de se perder na estrada. É um medinho lá no fundo, mas uma vontade enorme de continuar na peregrinação, fazer enormes voltas, achar que o lugar onde você está não está no mapa, e segundos depois descobrir que vc tava olhando o mapa do lado errado. É sensacional. Impagável.

Era preciso que todos fizessem pelo menos uma viagem dessas na vida, pegassem o carro e saissem sem rumo. Quando desse vontade de voltar pra casa, voltassem.

Dessa forma que conheci locais maravilhos do Brasil: Floripa, Curitiba, Porto Alegre, Conceição da Barra (onde voltei no ano seguinte, e no seguinte), Blumenau, Balneário de Camboriu, Vitória, e muitas outras cidades.

A sensação de liberdade é embreagante, é viciante. Viajar é o meu vício, amar meu país.

Viajem! De carro, de bicicleta, de avião, de ônibus, à pé, de qualquer forma, viajem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário